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sábado, 29 de agosto de 2015

Atuação do Psicólogo nas escolas

Para entender melhor sobre Avaliação Psicológica e suas implicações no contexto escolar:

Avaliação psicoeducacional


É um conjunto de procedimentos realizado no contexto escolar com o intuito de investigar o processo de ensino e aprendizagem para entender a origem dos problemas de aprendizagem do aluno e propor intervenções pedagógicas. Desta forma, entende-se que o processo de avaliação psicoeducacional no contexto escolar deve oferecer informações relevantes para conhecer as necessidades dos alunos seu contexto escolar, familiar e social bem como subsidiar mudanças na ação pedagógica do professor, na gestão escolar e oferta de serviços e apoios especializados.

Função do Psicólogo Escolar


O Psicólogo Escolar analisa e intervém em todos os setores do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem (currículo, relação professor-aluno, comunidade escolar, entre outros), realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. A participação do Psicólogo na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões de base, como a distribuição apropriada de conteúdos programáticos (de acordo com as fases do desenvolvimento humano), seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de técnicas inclusivas – para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais, e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante. Para isto o Psicólogo Escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários, e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. Age em duas frentes: a de prevenção e a de intervenção que propõe mudanças. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

Avaliação Pedagógica

Propõe-se fundamentalmente a verificar a compatibilidade entre o nível de desempenho da criança na escola e a sua faixa etária e/ou escolaridade, em especial nas áreas de leitura, escrita, matemática e habilidades correlatas. Busca ainda analisar as atitudes da criança frente à escola e à aprendizagem, identificando os fatores etiológicos, as competências ou as inabilidade que facilitam/interferem no processo de aprender.

Avaliação Psicológica

Constitui um processo de avaliação de habilidades intelectuais ou cognitivas, grafomotoras e de características de personalidade. O objetivo principal é detectar as capacidades cognitivas e afetivas do indivíduo, as suas dificuldades e conflitos de personalidade, bem como as defasagens funcionais de ordem neuromaturativa e/ou de base biológica. (Cunha, 2000). Caracteriza-se pelo uso de instrumentos psicométricos e projetivos, que são os testes neuropsicológicos e psicológicos, cuja aplicação e levantamento obedecem a dados normativos. Os aspectos psicológicos da aprendizagem normal e os sinais patognomônicos de transtornos da aprendizagem são investigados e detectados na entrevista de anamnese e nos testes psicológicos.


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